quinta-feira, 24 de julho de 2008

34º Aniversário JSD - 19 Julho - Fig. Foz


Transcrevo o texto do meu amigo Frederico Carvalho, referente ao Mega Evento de que foi oganizador.

Daqui envio ao Frederico um sentido bem-haja pela paciência e alto sentido de responsabilidade e dever. Um abraço à equipa de trabalho, verdadeiramente incansável, à qual tive tive a honra de pertencer: Frederico Carvalho, Nuno Duarte, Ricardo Crista, Bruno Ribeiro, Sofia Graça, Patrícia Alves, Daniela Carvalho, Carina Rodrigues, Nelson Chantre e Dino Alves, bem como a todos os que nos apoiaram e evitaram criar problemas!

UM GRANDE ANIVERSÁRIO!!!
Foi uma festa! E, afinal, é isso que se quer num aniversário…O 34º Aniversário da JSD contou com a participação de cerca de um milhar de pessoas, incluindo figueirenses e turistas que não deixaram de se associar ao evento, juntando-se às centenas de militantes e simpatizantes mobilizados pela estrutura com especial destaque para a Distrital de Coimbra e Concelhia da Figueira da Foz que não quiseram deixar de responder ao facto de estarem a “jogar em casa”.

I Torneio JSD

Por falar em jogar, tivemos um grande Torneio de Futebol JSD. As bancadas estiveram permanentemente cheias, fazendo inveja a qualquer estádio da Primeira Liga! A CPS de Gondomar – talvez empertigada pelos desenvolvimentos do “Apito Dourado” – exibiu-se a alto nível conquistando o título de campeão que juntou a mais alguns prémios individuais. Também a JSD de Ponte de Lima esteve em destaque só claudicando na final ante os companheiros gondomarenses.

Espaço do Evento

Mas não foi o futebol o único desporto presente. Os desportistas radicais também puderam exibir-se na parede de escalada e os menos interessados em “correrias” puderam dar “pontapés na bola” no campo insuflável de matraquilhos humanos ou testar o equilíbrio no insuflável “roda viva”. Estes acessórios ajudaram a emoldurar um espaço já de si bastante interessante e versátil com Tenda Chill Out com música descontraida, mini-piscinas com puffs para quem preferisse descansar à sombra e os imprescindíveis bares onde se podia matar a fome e a sede até porque o Sol da Figueira não dava tréguas. Havia as mais tradicionais bifanas e cervejas mas também margaritas e caipirinhas dando um toque latino-americano sempre tão de acordo com a praia.

História da JSD

Mas nem só de animação se fez esta grande festa. Havia também um espaço dedicado à História da JSD, com divulgação de material antigo (posters, cartazes, lonas, etc.) sem esquecer o livro “O Tempo dos Líderes”, editado especialmente por ocasião deste aniversário, onde estão compilados cronologicamente os acontecimentos mais marcantes das várias figuras que lideraram os destinos da maior e melhor organização política de juventude portuguesa. Esta obra estará brevemente disponível em PDF no nosso site.

Discursos Políticos

A presença da Presidente do PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite foi um dos pontos altos deste dia, tendo a nossa líder e futura Primeira-Ministra de Portugal brindado os presentes com uma intervenção onde se mostrou em grande forma, chamando a atenção para os erros que têm sido cometidos no que respeita à política de juventude dizendo que esta “não pode ser uma política assistencial de ajudas, subsídios e patrocínios” e que terá de ser antes “uma política de apoio ao empreendedorismo dos jovens, de apoio à sua iniciativa privada”. Discursaram também o Presidente da CPD JSD de Coimbra, Paulo Leitão que agradeceu a todos os presentes, o Presidente da CPS PSD e Vereador da CM Figueira da Foz, Lídio Lopes que evocou a história da sua cidade e puxou pelo brio dos jovens laranja, o animadíssimo Presidente da Distrital do PSD Jaime Soares manifestando a sua mágoa por o seu nome ter as iniciais “JS” e pedindo que o rebaptizassem de “JSD” porque queria ser para sempre da JSD. A jota não se fez rogada e brindou-o com cânticos de “Salta Jaime!” obtendo a resposta: “Jaime não! Sr. JSD!!" O nosso Presidente Pedro Rodrigues mostrou bem a sua alegria pelo grande evento em que todos estavam a participar, agradeceu a toda a estrutura que preparou e colocou de pé esta festa de aniversário e evocou Sá Carneiro que faria 74 anos neste dia 19 de Julho se não tivesse sido assassinado em 1980. Apelou ao espírito de toda a jota, deixando bem claro à nossa Presidente que poderá contar connosco para ganhar em 2009 todas as batalhas que iremos travar!

Jantar e Festa

Seguiu-se o jantar com um delicioso Porco no Espeto e a festa continuou pela noite dentro com uma animadíssima exibição de Danças Latinas e Reggaeton. Depois, os DJs Joseph Milan a dar sequência à actuação mais descontraída da tarde, seguido de DJ Jimmy (DJ de uma das maiores discotecas da Figueira) e Rita Mendes (acompanhada pelos Deep Duet Sax & Drums e por um sempre belo fogo de palco). A noite de festa foi acompanhada pelo VJ Oxyodo (artista de Video Jamming com vídeos premiados a nível internacional e presença no Boom Festival 2008).

Mensagem da Comissão Organizadora

Em nome da Comissão Organizadora do 34º Aniversário da JSD, resta-me agradecer à Comissão Política Nacional pela confiança e apoio no trabalho de preparação ao longo de meses, para que tudo corresse da melhor forma. Os contactos políticos com a estrutura Distrital de Coimbra e JSD da Figueira foram importantíssimos porque o apoio no terreno que nos foi prestado por pessoas como o Tiago Cadima e Ricardo Martins é impagável!

Também o staff que colocou de pé o evento, trabalhando em todas as montagens e desmontagens para além das tarefas logísticas que foram necessárias cumprir durante toda a festa merece uma palavra muito sentida. Obrigado ao Nuno Duarte, Ricardo Crista, Bruno Ribeiro, José Baptista, Sofia Graça, Patrícia Alves, Daniela Carvalho, Carina Rodrigues, Nelson Chantre, Dino Alves e ainda ao Paulo Colaço e João Gomes da Silva pelo apoio que deram. As altas temperaturas e a areia não ajudaram mas ninguém desistiu mostrando de que fibra é feita a juventude portuguesa.E é a esses militantes que mais temos de agradecer. Pela presença, pela animação e por mostrarem que a JSD pode sempre contar com a vossa força! Esta festa foi para todos vós! Esperamos que tenham gostado.

Obrigado e Parabéns :)

Frederico Carvalho
Fotos e Textos sobre o evento aqui

Sem comentários: